Por que Senna foi melhor que Schumacher.

Embora Ayrton Senna seja frequentemente vencedor nas votações, volta e meia, discute-se quem foi melhor: Senna ou Schumacher? Para os brasileiros, o tricampeão é praticamente uma unanimidade, apesar dos sete títulos do alemão. Porém, quando se pergunta o porquê, as respostas favoráveis a Senna são sempre vagas, carregadas de paixão e saudosismo por conta das alegrias proporcionadas nos domingos do final e início das décadas de 80 e 90, respectivamente.

Analisando-se apenas os números, não haveria nada para se discutir. Ayrton disputou 162 grandes prêmios, somando 65 poles, 41 vitórias e 03 títulos mundiais. Por sua vez, Michael participou de 307 GPs, 68 poles, 91 vitórias e 07 títulos. Neste ponto, vantagem larga para o alemão.

senna-schumacher

O que dizem os especialistas no assunto? Murray Walker, principal comentarista britânico, aponta Schumacher como o maior piloto de todos os tempos e não somente por conta das estatísticas. Em sua opinião, o alemão foi melhor por ter deixado espontaneamente a Benetton no fim da temporada de 1995, quando havia se sagrado bicampeão, aceitado o desafio de correr pela Ferrari e trazer a escuderia italiana de volta ao sucesso de antigas temporadas. Frisa o fato de Michael ter levado para lá Ross Brown e Rory Byrne, bem como ter liderado brilhantemente o time. Segundo o britânico, Senna foi indubitavelmente o mais carismático, o mais místico, porém Schumacher foi o melhor de todos os tempos.

O irlandês, antigo dono de equipe de fórmula 1 e atualmente comentarista, Eddie Jordan, ficou espantado quando viu Schumacher correr pela primeira vez, achando-o simplesmente fenomenal. E mais. Afirma que, estranhamente, as pessoas lembrarão do heptacampeão como aquele que dominou seus companheiros de equipe, pelo que aconteceu em Mônaco (se referindo à ocasião em que estacionou propositadamente o carro de maneira perigosa, para atrapalhar Fernando Alonso, em 2006) ou pelos episódios com Damon Hill e Jacques Villeneuve, porém o alemão foi o piloto mais rápido que o mundo automobilístico já viu.

Por outro lado, o ex-piloto de Fórmula 1, Martin Brundle, atualmente comentarista, tem outra visão. Para ele, Senna possuía um dom dado por Deus, que ele não testemunhou em nenhum outro piloto.  Já Mark Webber, recém aposentado das pistas, diz que o brasileiro tinha a habilidade de pilotar completamente no limite e que algumas de suas voltas eram inacreditáveis. Já para o bicampeão Mika Hakkinen, a razão de Ayrton ser o melhor residia no fato dele trabalhar intensamente nos detalhes.

Jeremy Clarkson, apresentador do programa Top Gear, diz que nunca foi um grande fã de Senna. Para ele, o maior piloto de todos os tempos foi Gilles Villeneuve. Entretanto, ao realizar um programa em homenagem a Ayrton e após assistir à várias horas de vídeos, percebeu que Gilles foi espetacular em inúmeras ocasiões, mas que Senna havia sido espetacular em todas. Vale mencionar também que, em uma pesquisa realizada pela revista inglesa Autosport, para eleição de um ranking dos 40 melhores da história da F1, 217 pilotos foram entrevistados. Schumacher ficou em segundo, Senna em primeiro.

Embora jamais saibamos o que poderia ter acontecido, alguns fatos teriam grande probabilidade, senão, vejamos. Em 1994, ano da morte de Senna e do primeiro título de Schumacher, o alemão venceu Damon Hill por uma vantagem de apenas 01 (um) ponto. Não é difícil de imaginar que, com Senna vivo, o brasileiro seria campeão, até pelas altas chances de dobradinhas da equipe Williams.

Em 1995, Schumacher venceu com uma margem de 33 pontos e, devido a esse fator, suponhamos que Senna não tivesse como reagir, todavia, em 1996 e 1997, Damon Hill e Jacques Villeneuve foram campeões respectivamente pela Williams. Também não é difícil imaginar que Senna teria ganhado nessas temporadas.

senna-e-schumacher

Caso Senna tivesse sobrevivido, até a ida de Schumacher para Ferrari estaria ameaçada, já que a escuderia italiana havia negociado com o brasileiro e tentava leva-lo para lá. Inclusive era sua vontade guiar pela equipe de Maranello. Deve-se levar em conta também o fato de que, em 1998, Senna já estaria com 38 anos, portanto, perto de se aposentar.

Particularmente tenho poucas lembranças de Senna e não desenvolvi a paixão vista em muitos brasileiros. E nesse debate, a morte prematura de Ayrton é um fator que dificulta por demais a comparação. No entanto, apesar da grandeza de Schumacher, acredito que Senna tenha sido superior ao alemão e que boa parte de seu sucesso esteja inteiramente ligado à ausência do piloto brasileiro.

25 comentários

  1. São homens do seu tempo, não dá pra comparar. Melhor critério é considerar cada um pelo que fez na pista, assim dá pra considerar grandes como Gilles Villeneuve, que nunca ganhou um título sequer, mas até hoje é lembrado como um grande talento.

  2. Como Ayrton Senna não viveu tanto para que disputasse tantos quantos Grandes Prêmios Michael Schumacher disputou, entendo que as respectivas habilidades ao volante possam ser aquilatadas através de percentuais.

    Poles Positions:

    Schumacher, 68 poles em 307 GPs. Logo, 22,14% das poles concorridas.

    Senna, 65 poles em 162 GPs. Logo, 40,12% das poles concorridas. Quase o dobro de Schumacher.

    Vitórias:

    Schumacher, 91 vitórias em 307 GPs. Logo, 29,64% das corridas.

    Senna, 41 vitórias em 162 GPs. Logo, 25,30% das corridas. Aproximadamente, 4% a menos que o alemão.

    Diante destes cálculos, acredito que não pode nem se falar em “empate técnico”!

    Quanto às respectivas dirigibilidades nas pistas, Ayrton não usufruia dos benefícios de “jogo de equipe” e, principalmente, do mesmo “jogo sujo” de Schumacher para conseguir seus objetivos.

    O que não dizer, também, de Senna guiando carros com câmbio manual que nem sempre engatavam as marchas…

    Ademais, Michael não teve nenhum adversário com a mesma qualidade de Piquet, Mansell, Prost…

    Definitivamente, diante dos percentuais e do que fui testemunha ocular, a superioridade de Ayrton Senna é indiscutível e inigualável.

    1. Senna e Schumacher são dois dos melhores de todos os tempos….Se fosse até 2009 eu consideraria Schumacher superior, o problema do Xumi é que ele voltou e por 3 anos foi amplamente dominado por Nico Rosberg que apesar de campeão tirou o brilho do Schumacher… Por isto empate.

  3. Teo Pires fez a analise mais justas de todas, e conseguiu chegar ao vencedor!!!
    Ayrton Senna era o mais incrivel em poles position, Schumacher era excelente tbm cansou de humilhar seus adversarios com poles em mais de meio segundo, mas mesmo assim Senna foi mais rapido e sua média de poles ou média de posições de largadas são superiores, logo SENNA é O MAIS RAPIDO

    Já em termos de montar uma grande equipe vencedora como a Ferrari se tornou, Senna realmente ai fica um pouco atrás por não ter conseguido fazer amizades com engenheiros genios que possibilitasse levar estes para a propria Williams em 1994, coisa que Schumacher conseguiu com Rory Byrne e Ross Brawn!!! Talvez em termos de afinidades e relações pessoais Schumacher foi melhor!!! Mas em se tratando de velocidade e sucesso sobre grandes rivais como Prost, Mansell e Piquet contra Mika Hakkinen, David Coulthard e Hill ou Vileneuve, Senna mais uma vez supera Schumacher por vencer adversarios melhores!!! E em se tratando de extrair leite de pedra de carros como Toleman e Lotus ao fazer poles geniais,e vitorias sensacionais como Monaco 1984 (pra mim Senna venceu Prost pois com tramoia anularam a vitoria de Senna com inveja e inferioridade) Quando que Schumacher com Benetton venceria uma corrida assim?

    1. Olá, Marcelo! Em relação ao episódio de 1989, tenho a impressão de que Senna foi o culpado na colisão. Porém a justificativa para a desclassificação do brasileiro foi absurda.

      Obrigado por comentar.

      1. Olá Diego! Eu me referi a 1984 o ano de estreia do Senna na F1 com Toleman, e no gp de Monaco em que ele ultrapassou Prost na ultima volta, mas a direção de prova ou melhor o frances Balestre voltou a tras e confirmou as posições de 3 voltas anteriores! Tipo essa é uma corrida de talento inigualavel, um garoto franzino (como dizia o famoso preparador de Senna) e até então inexperiente em condinções fisicas pois teve paralisação facial neste ano! Schumacher teve 2 anos de Jordan e Benetton para provar que tinha o mesmo talento que Senna ou mais, tipo em Donnington Park 1993, naquela corrida Rubinho fez uma grande largada e grande corrida, mas Schumacher e seus talento na chuva que apareceu anos depois, foi apenas comum! Já Senna no seu primeiro ano com Toleman mostrava ao mundo seu talento nato e imcomparável!

    2. masa primeira vitoria do shumacher na benetton tinha todos esss grandes pilotos, prost ,senna, mansell ,piquet e mesmo assim ele venceu com uma simples benetton

      1. Bem-vindo, Márcio. Observação pertinente… Desses nomes citados, acredito que Piquet não corria mais… Mas já havia outros bons nomes, a exemplo de Patrese, Hakkinen, Hill…

      2. Schumacher venceu a corrida, porque foi o primeiro a trocar os pneus slicks pelo pneus de chuvas em Spa – Bélgica. Senna e Mansell esperaram mais tempo para trocar os pneus acreditando que a chuva pararia. E Nelson Piquet havia se aposentado em 91. Abraços.

  4. E o mais incrivel é que Schumacher teve dois anos com a Benetton (1992/93) para mostrar seu talento como Senna mostrou em Estoril 1984, ou Donignton 1993, mas ele não deu show ao fazer o que Senna fez em Monaco em 1984, mais uma SEnna vence Schumacher em talento puro com carro ruim!!!

  5. Sou fã do esporte desde os tempos do Rato, e posso garantir, Senna era pura magia, um talento e um dom indescritível para tocar o carro no extremo limite, além de ser extremamente inteligente, perfeccionista, concentrado, incansável e obstinado pela vitória.

    Senna para sempre! Nunca haverá talento igual.

    1. A competitividade de Senna fez escola. Acredito que as características descritas podem ser aplicadas a outros pilotos campeões. Talvez, como dito por Hakkinen, Senna sempre conseguia algo mais.

      Obrigado por comentar!

  6. Só pra ressaltar,apesar do Schumacher ter sido campeão por 1 ponto em cima de D.Hill,o mesmo teve duas Desclassificações além de dois grandes prêmios de suspensão…então apesar dos cheater’s que ele usou em 1994,vale lembrar que a FIA naquela época fez o seu papel pra deixar o campeonato mais ”competitivo” até a última corrida.

  7. Fala, Vini!

    Em sua opinião, as punições foram injustas?

    Não temos como saber o que aconteceria, mas creio que seria grande a probabilidade de haver dobradinhas Senna/Hill nas corridas em que o inglês ficou em primeiro.

    Porém, se você considerou as punições injustas e políticas, de fato, Schumacher teria vencido com certa margem, sem a “interferência”. Se for possível, fale um pouco mais sobre isso.

  8. Bom acompanho F1 desde 1983 , e pude acompanhar as carreiras completas de Senna e Schumacher : Bom a comparação é difícil pois ambos venceram os campeonatos e as corridas em épocas distintas , na minha opinião Senna leva uma ligeira vantagem pois foi mais completo nos pequenos detalhes .

  9. Senna foi considerado o maior de todos os tempos por ninguém mais que Michael Schumaker, e também por Alain Prost. E quem somos nós para discutir com um cara que foi 7 vezes campeão do mundo e outro que foi 4 vezes, e ambos disputaram várias corridas com Senna.

  10. Era impressionante o Schumacher ia rapido a corrida inteira, o carro chegava a tremer, balançar bastante, de tão agressivo que ele era, mas ao mesmo tempo, sem cometer erros, muito tecnico, treinava muito. As vezes dava pra ver aquelas escorregadas dele e ele continuava rapido. Na chuva Schumacher e Senna se igualavam, é só ver Barcelona 1996, Schumacher dando volta em todo mundo com um carro muito inferior. Entre 1997 e 1999 os anos que ele quase foi campeão com uma ferrari excelente mas não perfeita igual a wiliams e maclaren na epoca, que foram os melhores carros. Eu agora em 2022 pelo youtube assisto todas as corridas do Schumacher, mesmo de linguas estrangeiras fora do portugues e ingles, o que ta disponivel eu assisto. Tenho nostalgia por essa época, e quando criança e adolescente não me importei, pois o Brasil é muito alienado e deu as costas pra formula 1 de 1994 em diante.

Deixe um comentário