Senna, o melhor de todos os tempos?! Não para Jackie Stewart.

Em maio deste ano fez 20 anos da morte de Ayrton Senna. O dia foi marcado por muitas reportagens sobre o brasileiro, considerado pela grande maioria o melhor piloto da história da Fórmula 1.

Mas Senna não é unanimidade. Em post anterior (Por que Senna foi melhor que Schumacher http://wp.me/p4f3dZ-F), por exemplo, mencionou-se que nomes como Murray Walker e Eddie Jordan não o consideram como número 1. Agora, junta-se a esse pequeno grupo outro nome de peso: Sir Jackie Stewart.

O escocês, também tricampeão na F1 (1969, 1971 e 1973), questionou Senna, em uma entrevista, acerca do seu estilo perigoso de guiar. Stewart tirou Ayrton do sério ao acusar-lhe de ter provocado, deliberadamente, o acidente com Alain Prost, no grande prêmio de Suzuka, em 1990, e ao questioná-lo sobre o grande número de colisões em que Senna havia se envolvido. Parte da entrevista está disponível no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=pdCWDSpwv9U) e no documentário Senna, lançado em 2012.

Senna em entrevista a Stewart.

Senna em entrevista a Stewart.

Há quase um mês, o jornal britânico Daily Mail publicou, em seu site, matéria na qual Jackie Stewart narra minuciosamente o ocorrido. A polêmica entrevista se deu no Grande Prêmio da Austrália, uma corrida após Senna ter conquistado seu segundo título. Por conta das perguntas, ele e Ayrton ficaram um ano sem se falar:

Eu havia feito meu dever de casa e Ayrton Senna, na época, tinha se envolvido em mais colisões com outros pilotos, do que o total de todos os campeões, desde 1950, juntos. Ele estava agitado, mas apenas alguém como eu estava apto a fazer aquela pergunta. Alguém que também havia conquistado três títulos.”

Um ano após, no mesmo GP, Stewart recebeu uma ligação. Era o brasileiro que tinha resolvido pedir desculpas. Segundo o escocês, essas foram as palavras de Ayrton:

Olhe. Estou ligando para me desculpar, pois, agora, eu admito que tirei Prost da pista intencionalmente e Deus não me permitirá viver com essa mentira. Eu vou anunciar para a imprensa hoje à noite, mas eu quero que você seja o primeiro a saber.”

Paz selada!

Paz selada!

Naquela noite Senna e Stewart ainda conversaram pessoalmente. O tema principal era justamente tentar adotar medidas que melhorassem a segurança do esporte, algo que Jackie também buscou durante sua carreira. O brasileiro se mostrava preocupado, pois apesar de terem se passado 12 anos sem vítimas fatais, ele sabia, ironicamente, que isso não significava o fim das mortes na categoria.

Os anos se passaram e Jackie Stewart mantém a opinião de que Senna não pode ser considerado o melhor piloto da categoria. Segundo ele, em inúmeras vezes, Ayrton fez coisas, intencionalmente, que os grandes pilotos jamais teriam feito. Para o escocês, o brasileiro vem atrás de Fangio, Jim Clark e mesmo seu maior Rival, Alain Prost:

Eu sempre fui um crítico de Senna, pois, como ele disse na entrevista, se existe uma brecha, você tem que aproveitá-la, e se você não o fizer, não será um grande piloto. Aquilo estava errado. Ele insistiu nesse assunto por muitas vezes, então, desculpe-me, eu não posso dizer que ele foi o maior piloto da Fórmula 1.

Eu classifico Prost acima de Senna. O ‘professor’ foi um piloto mais completo do que Senna foi. Eu gostava muito de Ayrton e adorava seu entusiasmo e sua pilotagem, mas, para ser grande, você tem de estar apto para fazê-lo com consistência, porém ele teve muitas colisões com diversas pessoas. De fato, isso também impediria Michael Schumacher de ser o maior piloto de todos os tempos.

Embora faça parte de uma minoria, Jackie Stewart fundamenta bem seu ponto de vista. Diferentemente de outras categorias, a Fórmula 1 requer uma pilotagem limpa e disputas justas. A agressividade era marca registrada do brasileiro. E isso o tornava mais vulnerável aos erros.

Senna provoca colisão e fica com o título.

Senna provoca colisão e fica com o título.

Apesar dos incidentes mais famosos terem sido os que envolveram Senna e Prost, Jackie Stewart estava se referindo a todas colisões da carreira de Ayrton. Até onde isso pesa no momento de considerar sua grandiosidade é muito subjetivo, mas, sem dúvida, é algo que deve ser levado em conta.

A história da Fórmula 1 é repleta de grandes nomes. Lauda, Piquet, Prost e o próprio Stewart também podem ser considerados lendas da categoria, mas, estranhamente, apenas Senna é tão exaltado. Lamentavelmente, sua morte prematura contribuiu bastante para que fosse considerado um mito.

Ainda que você não concorde com Stewart, a opinião do tricampeão merece respeito. Talvez esteja na hora de se fazer uma análise menos passional. Apesar de ter feito 20 anos desde a sua partida, a morte de Ayrton causa grande comoção até hoje.

Por conta disso, uma pergunta jamais poderá ser respondida: caso Senna tivesse sobrevivido ao fatídico acidente, seria apontado pela maioria esmagadora como o melhor piloto da história? Vale a pena refletir.

02/06/14.

Anúncios

29 comentários

    1. O Piquet com apenas 11% de vitórias, contra 25% de Senna, o Piquet tem apenas 11% de poles contra 40% de Senna. (Texto excluído pela Moderação). Se você disser que o Prost e o Schumacher ou o Fangio são melhores que o Senna eu fico quieto, porque estes 3 tem números muito bons, mas dizer esta bobagem eu sou obrigado a te responder e olha que eu admiro o Piquet e o Senna também.

      1. Alberi, bem-vindo.

        Estatística é um ótimo parâmetro, mas não é o único. Podemos expressar nossas opiniões, sem o uso de ofensas de cunho pessoal.

        Toda divergência enriquece o debate.

        Abraço.

  1. O que é o melhor e o que não é depende do que cada um tem como conceito de melhor.
    Por exemplo, Jack Brabham para alguns foi o melhor porque projetou, construiu pilotou e foi campeão com seu carro. Quem mais fez isso?

    1. Perfeito, Paulo. Muito bem colocado. Mas sabemos que o conceito discutido é o de melhor piloto apenas. A questão toda reside não em ter que aceitar a opinião de Stewart, mas em estar aberto a receber uma crítica de quem vivenciou o esporte de mais perto que nós.
      Seja bem-vindo e volte mais vezes.

  2. E normal um piloto apreciar um estilo de pilotagem igual o dele e o estilo de pilotagem do Jack Stewart é o oposto do Ayrton Senna. Claro que ele vai apreciar pilotos como o Prost, por exempo, que é mais estratégico. Eu particularmente prefiro mim vezes pilotos arrojados como Ayrton Senna, Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson e outros que vão pra cima, muito mais show. Eu como a maioria acho e sempre vou achar o Ayrton Senna o melhor de todos os tempo.

    1. Prost foi um grande piloto, mas só se tornou maior em sua carreira, porque teve Senna para disputar, isso fez com que ele deixasse de “ser covarde” e fosse mais arrojado, isso fez na minha opinião que ele se tornasse o piloto “mais próximo” de Senna, mas ainda abaixo dele.

  3. Se Senna näo fosse considerado o melhor de todos os tempos pela esmagadora maioria, ele ainda seria lembrado como tal após vinte anos de sua morte? Isso sim é para se refletir.

      1. A morte nunca favorece ninguém. Prost melhor que Senna? Prost também tirou o campeonato de Senna um ano antes da mesma forma. De fato isso mostra que ambos foram irresponsáveis em algum momento. Sir Jackie não era um cara tão imparcial afinal.

  4. fica muito fácil, pra um piloto, prestigiado dentro da equipe, e senna, um piloto da américa latina, não era bem visto no início da carreira, teve que brigar com tudo e toda equipe pra buscar seu lugar ao sol, ele não se acomou com a condição de segundo piloto de equipe e quis mostrar seu valor, através do estilo de pilotar, já que tinha carro inferior ao de prost, teve que superá-lo de outras maneiras, é o maior piloto da história, pois teve que brigar pmuito pra chegar onde chegou, numa época que existiam muitos pilotos talentosos, quanto a schumacher, nunca poderemos saber o real potencial do piloto, pois não existiram adversários a sua altura, era o último remanescente de grandes pilotos da F1, ele pegou uma época de senna decadente mas que poderia ser um rival durante alguns anos ainda do schumi

    1. Concordo com o amigo em quase todos os pontos, menos que Senna estava decadente em 1994 infelizmente para nós brasileiros a fatalidade aconteceu no dia 01/05/1994 levando o nosso maior idolo, lembrando o amigo também que justamente no ano em que Senna foi para Willian em 1994, pois em 1993 o covarde do Prost barrou a sua contratação por medo, a FIA proibiu a utilização da suspensão ativa e com isso o tirou a grande vantagem que a Willians tinha sobre as outras escuderias e infelizmente o carro do Senna não estava ainda ajustado, Agora sobre o Schumacher, bom os números dele são absoluto em uma época em que “em terra de cego que tem um olho é rei” e mesmo assim tem duas conquistas que ficaram manchadas pela conduta antidesportiva dele, Damon Hill em 1994 e Jacques Villeneuve em 1997, tanto que o apelido dele no meio da formula 1 é Dick Vigarista, admito que ele conseguiu superar Airton Senna e quase todos os quesitos na formula 1 porém menos e um, ele não tem a Volta de placa, conquistada em Donington Park em 1993, sem contar também o Schumacher nunca ganhou uma corrida depois de uma batida e tendo que voltar para o boques e voltar em ultimo lugar (Suzuka 1989),sendo que essa vitoria foi roubada descaradamente pelo Sr. Jean Mari Balestre.

  5. Vocês estão de brincadeira né?
    Realmente, em 1990 Senna provocou propositalmente o acidente. Mas no ano anterior o que aconteceu? Deixa eu refrescar a memória de vocês: Prost deixou o carro propositalmente em Senna, e o brasileiro já tinha tomado a frente em uma ultrapassagem limpa.
    Se não fosse essa batida talvez Senna teria mais um título.
    Senna era perseguido pelo sistema politico em que se encontrava a fórmula 1na época. Ou será apenas coincidência o fato de que bastou ele se tranferir para a Willians e o sistema eletrônico, nos carros da mesma scuderia, ter sido barrado?
    Quem foi que mais venceu circuitos de rua? Quem mais venceu na chuva? Quem mais venceu em Mônaco?
    Senna tinha tanto caráter que era homem suficiente para “bater de frente”, até com um sistema politico, quando ele julgava estar certo. E homem suficiete para assumir os erros e pedir desculpas quando julgava estar errado.
    Se realmente analisarmos todos os aspéctos. Não teremos dúvidas: Senna é o maior piloto de todos os tempos da fórmula 1.

    1. Bem-vindo, Luiz Fernando!

      Quanto ao primeiro episódio de Senna x Prost. Há controvérsias. Prost fechou a porta, não jogou o carro de propósito, a ponto de colocar a integridade física de Senna em risco.

      De fato, Balestre tomava decisões controversas em favor do francês, porém as mudanças no regulamento acontecem até hoje e isso não significa perseguição.

      Acerca de quem é melhor entre os dois, apenas trouxe a visão de um tricampeão… Óbvio que você não é obrigado a concordar.

      Volte mais vezes.

      Abraço!

      1. Olá Diego Raphael.
        Primeiramente obrigado pela resposta. E também da forma educada em que colocou-a.
        Também não quero obrigar, tão menos manipular, alguém, ou todos, á dizerem que Senna foi o melhor. É uma opinião minha. Mas vale lembra que também é uma opinião da maioria do pilotos de fórmula 1.
        Sei que a morte prematura de Ayrton ferz enaltecer a pessoa, o piloto e a história dele. Mas o que ele fez em dez anos de fórmula 1 nenhum piloto conseguiria ou seria tão ousado em fazer.

      2. Tranquilo, Luiz!

        Estou um pouco ocupado estes dias, mas em breve deve sair um post novo.
        Sempre que possível, faça uma visita nem que seja (principalmente) para discordar!

        Até mais!

      1. Bem-vindo, Marcio!

        Ainda que Balestre tenha ajudado, o que teria a dizer do fato de Senna ter jogado de propósito o carro para cima de Prost? As circunstâncias foram as mesmas do anterior?

        Até mais.

  6. Em minha simples opinião, Senna foi um piloto fantástico e sem dúvidas figurará por muitos anos entre os 3 maiores da fórmula 1, porém pra mim a medalha de ouro vai pra Piquet, sem falso ufanismo, o Piquet com sua maestria em pilotar e inovar, inventar e se reinventar dentro do F-1 até hoje é insuperável, sem falarmos na maior ultrapassagem já realizada na categoria, que foi o Nelsão em Cima do gênio Senna, porém esse assunto é muito subjetivo, a minha lista é Piquet, Fangio, Senna, Schumi, Prost, Lauda, Brabam, Stewart, Alonso, Fittipaldi

    1. Fala, Leandro! Bem-vindo!!!

      Piquet foi um grande piloto e creio que seus feitos e imagem deveriam ser mais explorados no Brasil. Vemos que ele é muito respeitado no exterior, mas há muitas criticas às artimanhas do Mestre Piquet também… Rsrsrs.

      Grande Abraço!

  7. Um absurdo sem tamanho avaliar quem foi melhor, em um esporte, onde todos são geniais. Pode sim destacar alguns nomes pelo histórico, e dentre esses descobrimos aquele que temos maior afinidade, mas não significa que seja o melhor. Eu particularmente, não me deixo influenciar por um detalhe apenas, como número de títulos, nacionalidade, etc. Analiso por completo a carreira, por esse motivo minha lista de destaques é a seguinte: Alain Prost ; Nelson Piquet ; Nigel Mansel ; Ayrton Senna ; Gille Villeneuve ; Lewis Hamilton ; Michael Schumacher. Dessa lista, a minha referência completa de piloto, é Alain Prost !

  8. Pode pegar todos esses pilotos e colocar do lado do senna e dar um carro igual pra todos com mesma potência e estabilidade e colocar em uma corrida de 70 voltas eu tenho certeza absoluta que o senna da uma volta em todos esses ai inclusive no “grande schumacher” Senna era um mito um verdadeiro piloto, nunca existirá alguém igual a ele em sua forma de furiosa de pilotar e andar no limite.

  9. Pra mim desta sua lista forte mesmo só o Prost, Senna e Hamilton… Já o Mansell e Piquet apesar de bons pilotos são inferiores basta ver como Mansell foi mal nos 4 anos de Lotus contra de De Angelis e na Ferrari contra Prost. Piquet não conseguiu dominar totalmente Mansell na Williams, além de não ter ido também nos confrontos contra Nakajima na Lotus (compare Nakajima contra Senna na mesma Lotus), mas tanto Mansell como Piquet merecem estar entre os 20 melhores da F1. Já Gilles Villeneuve é um piloto muito fraco foi dominado por quase todos os seus companheiros de equipe. Não merece estar nem entre os 20 de todos os tempos.

  10. Se o Jackie Stewart acha isso do Senna porque ele considera o Prost melhor piloto se o Prost 1 ano antes tirou o Senna da corrida intencionalmente e depois ainda usou a política da fórmula 1 para ser campeão em 1989 ? Esse senhor não é coerente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s