Segundo Villeneuve, a Fórmula 1 moderna é artificial.

Em entrevista para a BBC Radio 5 Live Sport, Jacques Villeneuve teceu pesadas críticas ao atual formato da Fórmula 1. O canadense diz não entendê-lo, criticando o uso do DRS (drag reduction system), sistema de redução do arrasto, usado para a realização de ultrapassagens, não poupou a recente decisão dos pontos dobrados para a última corrida, muito menos os pilotos.

O campeão mundial de 1997 acusou os responsáveis pela condução da categoria de criarem um falso espetáculo, sem deixar de mencionar a parcela de culpa dos atuais pilotos, por faltar-lhes personalidade. Para ele, as regras introduzidas desde 2006, ano de sua aposentadoria da F1, em nada melhoraram o esporte e os pilotos permanecem inertes quanto às mudanças.

Já o sistema dos pontos dobrados nada mais é que uma tentativa de dar emoção até a última corrida do campeonato, pois, nas últimas 4 temporadas, houve completo domínio de Sebastian Vettel , sendo que, em duas delas, com ampla margem de vantagem para o alemão. Há, inclusive, rumores de que os pontos dobrados sejam incluídos nas três últimas corridas, apesar do protesto das equipes e de não receberem o apoio da opinião pública.

DRS

(DRS – Abertura da asa traseira)

Por sua vez, o DRS foi introduzido, em 2011, para facilitar as ultrapassagens e tornar as corridas mais emocionantes, pois muitas delas não passavam de procissões, ante a dificuldade de se realizar tal manobra. Todavia, Villeneuve insiste que tal dispositivo é artificial, afirmando que a Fórmula 1 está ladeira a baixo, perguntando-se o que mais pode ser feito para piorar o espetáculo, temendo que os fãs não mais respeitem a categoria.

Villeneuve, que em breve voltará a pilotar em uma categoria de rali, não deixou barato para a postura adotada pelas estrelas do automobilismo, taxando boa parte delas de extremamente desinteressantes: “Agora é um hábito não ter mais personalidade na Fórmula 1”. E mais, diz que os pilotos ganham muito dinheiro dos patrocinadores, e estes, por sua vez, pedem para que não saiam do “script”, o que é prontamente atendido, sem que se fuja uma linha sequer daquilo que foi solicitado.  “É uma época difícil para a Fórmula 1”, afirma o canadense.

Anúncios

2 comentários

  1. Tem toda razão! Cada vez mais os pilotos são submissos, sendo motivo dessa submissao muito provavelmente, o medo de perder o lugar na equipe.
    Achei um absurdo a proibiçao do zerinho e outras formas de comemoraçao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s