Equipe Mercedes é a única certeza.

Enfim, chegamos ao término da pré-temporada! E quais conclusões podemos tirar dos testes realizados em Jerez e Barcelona? Com exceção da Mercedes, qual equipe podemos afirmar, com certeza, que terá boa performance em 2015? Tudo que for dito agora, muito dificilmente, não passará de mera especulação, já que nunca se sabe ao certo em quais condições os carros realizam os treinos.

Durante alguns dos testes, vimos duas equipes, que penaram em 2014, marcando melhores voltas: Sauber e Lotus. Ainda que não ande entre as primeiras, caso a Sauber disponibilize um carro razoável, isso será uma ótima notícia para os brasileiros, já que esta é a equipe do estreante Felipe Nasr.

Os nacionais, que não veem um compatriota vencer um campeonato mundial de F1 desde 1991, devem ter muita paciência com Nasr. Apesar do arrojo mostrado na GP2, é provável que ele necessite de um tempo para adaptação para mostrar todo o seu potencial. Vejam o exemplo de Magnussen, tido como um piloto muito veloz, mas não conseguiu se impor sobre Button e foi rebaixado para piloto reserva este ano. Sua primeira tarefa é andar à frente de Marcus Ericsson, depois vemos até onde ele pode chegar.

Esperança renovada?

Esperança renovada?

Já a Lotus, que correrá esse ano com motor Mercedes, promete uma melhor temporada do que a do ano passado, o que, diga-se de passagem, não será de difícil de cumprir. Em 2014, a equipe ficou apenas à frente da Marussia, Sauber e Caterham, somando apenas 10 pontos. Uma realidade bem diferente das temporadas de 2012 e 2013, quando somou 303 e 315 pontos, respectivamente.

Nico Rosberg, um dos candidatos ao título de 2015 e maior ameaça ao tricampeonato de Lewis Hamilton, disse que a Ferrari foi a equipe que mais evoluiu. Todavia, a performance da escuderia de Maranello continua uma incógnita, apesar de aparentemente terem melhorado sua unidade de potência, aquilo que foi a maior fraqueza em 2014. A equipe que terá como pilotos Vettel e Raikkonen parece estar com ânimo renovado.

Falando em fraqueza da unidade de potência, parece que a Renault continua deixando a desejar nesse quesito. Segundo matéria da BBC, a RBR foi a equipe que menos mostrou ganho neste quesito. Entretanto, a maior das incógnitas fica com a McLaren-Honda. Devido aos problemas do motor japonês, a equipe testou de forma limitada e teve um início de pré-temporada bem semelhante ao vivenciado pela montadora francesa em 2014. Mas há muita expectativa em relação ao carro desenhado por Peter Podromou, que trabalhou durante anos com Adrian Newey.

Sem asa? Contradição.

Sem asa? Contradição.

A Williams realizou testes consistentes e parece ser, como apontado pela Mercedes, a segunda força. Embora seja pouco provável que desafie a equipe alemã, que inclusive é a sua fornecedora de motor, a disputa entre Felipe Massa e Valtteri Bottas terá atenção de boa parte da torcida brasileira. Nunca é demais lembrar que Massa foi superado pelo finlandês ano passado.

Geralmente, os testes de pré-temporada são muito difíceis de ser interpretados. Como já dito acima, nunca se sabe ao certo em quais condições as equipes os realizam e não raro os tempos obtidos nesta fase nada significam. Basta fazer uma breve pesquisa e notarão isso. De 2010 a 2014, apenas neste último ano uma equipe que fez o melhor tempo em um dos testes de pré-temporada sagrou-se campeã. Nos anos em que a Red Bull Renault foi imbatível, a equipe austríaca nunca fez a melhor marca em tais treinos.

O que parece óbvio é a permanência da dominância da equipe Mercedes. Se assim for, teremos mais uma vez o duelo entre Hamilton e Rosberg como a disputa principal, o que não significa que a temporada será ruim, já que a de 2014 foi, sim, muito boa. Resta torcer para que haja equilíbrio entre as demais equipes e que possamos ver corridas menos monótonas.

A ansiedade é grande, mas dia 15 de março muitas indagações serão respondidas.

02/03/15.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s