Suspensão utilizada pela Mercedes poderá ser banida.

Segundo notícia veiculada no site da revista inglesa Autosport, a suspensão utilizada por algumas equipes, mas que é melhor explorada pela Mercedes, poderá ser banida já no Grande Prêmio da Alemanha.

De acordo com a matéria, a FIA informou às equipes que o sistema de suspensão dianteira e traseira interconectadas, denominado FRIC (Front-and-Rear Interconnected Suspension), é ilegal. O aviso de que o sistema está em desacordo com as regras foi feito nesta terça, após uma investigação detalhada.

O Diretor da FIA, Charlie Whiting, acredita que a forma como a suspensão é usada fere o art. 3.15 do Regulamento Técnico, o qual proíbe o uso de dispositivos aerodinâmicos móveis:

Agora que vimos e estudamos de perto todo o design do sistema de suspensão dianteira e traseira conecetadas, nós, a FIA, temos formalmente a visão de que a legalidade de tais sistemas pode ser questionada”.

fric renault

O sistema FRIC, que foi desenvolvido pela antiga Renault (atualmente Lotus) em 2008, ajuda na distribuição de peso do carro e, consequentemente, melhora sua performance. Mas foi a Mercedes quem melhor evoluiu seu conceito, o que pode explicar a sua larga vantagem em relação às demais equipes nesta temporada.

Apesar disso, não se sabe qual equipe será a mais prejudicada pela possível proibição desta suspensão, mas é grande a probabilidade de que a equipe alemã, líder absoluta tanto no campeonato de pilotos, como no de construtores, sinta o impacto da retirada do sistema mais intensamente.

Não obstante ferir o regulamento, a FIA poderá adiar a proibição até a próxima temporada, desde que haja unanimidade entre as equipes, pois a maioria faz uso do sistema FRIC. Foi solicitado às escuderias para decidirem em favor do adiamento para a temporada de 2015 ou pela proibição já para a próxima corrida, que será disputada no dia 20 de julho.

08/07/14.

Anúncios

7 comentários

  1. Poxa! Fiquei muito curioso a respeito de que equipes usam essa tecnologia, ja que em varais matérias sobre o assunto falam que a maioria usa, mas só enfatizam o uso da Mercedes você teria as equipes o nome das escuderias?.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s