Pole no sábado ou pódio no domingo?!

De forma inédita neste ano, a primeira fila do grid não foi ocupada por um piloto da Mercedes. A hegemonia da equipe alemã foi quebrada pelo brasileiro Felipe Massa e a segunda posição foi ocupada por seu companheiro Valtteri Bottas. Já Rosberg largou em terceiro, enquanto Hamilton ocupou apenas a nona posição, o que dava a entender que a corrida seria das melhores. Todavia a esperança de repetição de uma disputa emocionante, como ocorreu no Bahrein ou no Canadá, não se concretizou.

Logo na largada, Lewis Hamilton pulou de novo para quinto e não teve dificuldade para ultrapassar Fernando Alonso, que ocupava a quarta posição. Depois das paradas nos boxes, a ordem natural das forças nessa temporada voltou a se estabelecer com Rosberg e seu companheiro nas primeiras colocações. Em seguida, vinham os dois pilotos da Williams, só que com Valtteri Bottas já à frente de Felipe Massa.

Após a conquista da pole position no GP da Áustria, havia grande expectativa quanto ao desempenho do brasileiro na corrida. Os carros da Williams, que também andam com motor Mercedes, estavam mais rápidos do que os da equipe alemã por conta das retas do circuito austríaco, característica que favorece a escuderia de Frank Williams.

Rosberg celebra vitória.

Rosberg celebra vitória.

A corrida foi vencida por Nico Rosberg, seguido por Hamilton e Bottas. Aquele que ocupou o primeiro lugar do grid ficou de fora da festa do pódio e mais uma vez se viu dando explicações perante a imprensa, deixando novamente seus torcedores um tanto quanto frustrados, pois ao menos um terceiro lugar era esperado.

Aos poucos, a Williams vem se firmando como o segundo melhor carro do grid. Caso mantenha as boas atuações, logo ultrapassará a Ferrari e poderá tomar o lugar da Red Bull no mundial de construtores, circunstâncias essas que fazem a expectativa em torno de Felipe Massa crescer. Depois do bom resultado de sábado, o brasileiro recebeu elogios do seu antigo companheiro de equipe Fernando Alonso:

“Eu sempre disse que Felipe era muito, muito rápido. Muitos não acreditaram em mim. Mas ainda acho que ele foi o companheiro mais rápido que tive. Definitivamente, Felipe teve muitas dificuldades nos últimos quatro anos, pois sabíamos que não éramos super competitivos. Agora que ele tem um carro muito rápido, aproveitou e eu o parabenizo e estou feliz por ele, depois dos momentos difíceis que tivemos juntos.”

Alonso parabeniza Massa pela pole.

Alonso parabeniza Massa pela pole.

Como já mencionado, Felipe Massa não conseguiu segurar a ponta, o que já era de se esperar, mas também não permaneceu entre os três primeiros. Seu companheiro fez melhor corrida e o desapontamento pelo erro cometido na classificação deu lugar à alegria do seu primeiro pódio na carreira:

“Acredito que, de uma forma geral, foi o meu melhor fim de semana. Estou muito, muito feliz. É difícil expressar com palavras. Isso é devido ao trabalho duro. Estamos fazendo progresso, nos aproximando das posições que devemos ficar. Obrigado à equipe por me dar este carro. A corrida foi exatamente como precisávamos, limpa, boa. Estou muito feliz”.

As palavras de Bottas remetem a uma entrevista dada por ele, ano passado, a um canal do site Youtube, o Pole Position. Nela, vários pilotos foram questionados, em uma espécie de “toma lá, dá cá”, se prefeririam a pole no sábado ou um pódio no domingo. Como a maioria, respondeu que preferia o pódio, mas fez questão de frisar que a pole position não somava pontos. A rápida entrevista pode ser vista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=TamHuVlgYbU&index=15&list=PL6Dv3cCtp8oEJpQdxs1_gyJzcZL028vro.

Bottas celebra seu primeiro pódio.

Bottas celebra seu primeiro pódio.

O quarto lugar de Massa traz de volta as lembranças das limitações que ele apresentou na temporada de 2007. Naquele ano, Felipe Massa dividia a escuderia com Kimi Raikkonen. Apesar de sempre ir bem nas classificações, o brasileiro não conseguia manter um ritmo de corrida capaz de acompanhar seu companheiro e os rivais Alonso e Hamilton, que guiavam pela McLaren.

Depois da oitava etapa do campeonato, Massa encontra-se 25 pontos atrás de Valtteri Bottas, uma vantagem considerável, equivalente a uma vitória, sem que o concorrente some qualquer ponto.

Já está na hora de Felipe prolongar a alegria de seus torcedores. Bater seu companheiro ao fim da temporada será uma grande vitória. Afinal, a briga interna deve ser sempre a primeira a ser vencida.

E você? Prefere pole position no sábado ou pódio no domingo?

22/06/14.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s