Pérez acusa seu ex-empresário de influenciar na decisão da FIA.

A sétima etapa, GP do Canadá, disputada neste último domingo, teve um final emocionante e inesperado. Não só por conta do improvável vencedor, Daniel Ricciardo, mas pelo forte acidente em que se envolveram o brasileiro Felipe Massa e o mexicano Sergio Pérez.

A poucas voltas do fim da corrida, Perez, que ocupava, de forma brilhante, a segunda posição, mostrou-se mais lento e foi ultrapassado pelos pilotos da RBR. Primeiro Ricciardo, que, inclusive, alcançou Rosberg, tomou-lhe a ponta e venceu seu primeiro grande prêmio.

Ricciardo comemora sua primeira vitória.

Ricciardo comemora sua primeira vitória.

Mais perto do fim, foi a vez de Vettel atacar. As manobras da dupla da RBR foram realizadas de forma limpa. No momento da ultrapassagem do alemão, Felipe Massa tentou se aproveitar da situação, para também passar o mexicano, porém o resultado não foi dos melhores. Colisão forte, mas, por sorte, sem qualquer dano à integridade física dos envolvidos.

A FIA, surpreendentemente, apontou Pérez como o culpado, segundo os comissários, após analisar imagens aéreas do ocorrido. O Mexicano foi punido com cinco posições para o GP da Áustria. A equipe não informou, ainda, se irá apelar da decisão.

Williams do brasileiro destroçada.

Williams do brasileiro destroçada.

No momento do acidente, Luciano Burti afirmou que havia sido um erro de cálculo de Massa. Já Reginaldo Leme se preocupou mais em exaltar o fato de Felipe ter voltado a lutar no pelotão de frente, mas ambos estavam claramente desconfortáveis em apontar o brasileiro como verdadeiro culpado e mostraram-se constrangidos com a situação.

No VT do canal Sportv, o narrador Daniel Pereira não isentou o brasileiro. E o comentarista Lito Cavalcanti, apesar de ter notado uma ligeira mudança na trajetória de Pérez, afirmou que nada justificava o acidente. Durante a transmissão, para esta dupla, o brasileiro foi o culpado.

Felipe Massa, já acostumado naquilo que faz de melhor, achou margem para dar as velhas desculpas e acusou o mexicano de guiar perigosamente:

Eu conversei com ele no centro médico. Eu estava muito desapontado. Eu disse que ele precisava aprender. Queria que se colocasse no meu lugar, pois eu tive um grande impacto e, honestamente, pensei que fosse me machucar

Nós temos a regra, há alguns anos, de que se um carro está ao lado do outro, você não pode mais mudar. Ele mudou e nós tocamos.”

Massa ainda disse que cinco posições de punição não eram suficientes. Apesar da posição da FIA, o assunto parece longe de estar encerrado.

Pérez acusa Massa de virar volante.

Pérez acusa Massa de virar volante.

Uma imagem aérea começou a circular na web, dando conta de que Pérez teria, de fato, mudado de trajetória e causado o acidente. Mas o mexicano se defendeu, através de suas redes sociais (twitter e instagram) acusando o brasileiro de ter virado para a direita e postou a fotografia acima:

Na volta final eu estava defendendo minha posição ao ir para a curva 1, quando, de repente, fui atingido por trás. Não estava fácil nas voltas finais e eu estava acelerando tudo para ficar à frente de Nico, pela liderança“.

Foi muito triste perder um resultado tão importante, por conta de nenhuma culpa nossa. Eu estava seguindo a mesma linha de padrões de frenagem, como nas voltas anteriores e fui atingido em minha traseira por Massa. Havia muito espaço à esquerda do meu carro para tentativa de uma ultrapassagem limpa e eu não consigo entender porque ele teve que passar raspando

No momento da corrida, a sensação, mais uma vez, foi de frustração. Sentimento esse que veio muito antes da colisão. Felipe Massa era, claramente, o piloto mais veloz entre os sete primeiros, virando um segundo mais rápido do que todo o pelotão a sua frente, quando ainda faltavam dez para o final. A chance de vitória era clara.

Conseguiu ficar em quinto, após um erro duplo de Nico Hulkenberg e Valteri Bottas. Mesmo assim, não logrou êxito em ultrapassar Sebastian Vettel. Quando o alemão, que se defendeu muito bem dos ataques do brasileiro, diga-se de passagem, ultrapassou Sergio Pérez, Felipe Massa não teve habilidade para fazer o mesmo.

Eternas explicações.

Eternas explicações.

Quanto ao acidente, percebe-se que ambos viraram o volante. Pérez de forma bem mais sutil. A decisão da FIA causou estranheza, pois o argumento de que houve mudança de trajetória do mexicano só poderia ser utilizado caso ela tivesse sido feita de forma brusca ou Massa o tivesse atingido na parte lateral. Mas não, Felipe acertou com violência a traseira de Sergio, o que faz crer que o acidente aconteceria ainda que o mexicano nada fizesse.

A discussão está longe do fim. Apenas após ver e rever é que os especialistas tomaram partido, sendo que alguns ainda mudaram de opinião. Isso, por si só, já daria margem para enquadrar o ocorrido como um acidente de corrida. Mas vale destacar que a grande maioria apontava o brasileiro como culpado pelo episódio.

A presença de Adrián Fernandez, ex-manager de Pérez, na sala dos comissários é algo que deveria ser evitado, principalmente depois do rompimento conturbado da parceria. Charlie Whiting, diretor de prova, nega que haja conspiração contra o piloto da Force India e justifica a presença de Fernandez apenas como ouvinte, pois o ex-piloto de Fórmula Indy será comissário no GP da Rússia.

Ainda que a FIA tenha isentado Felipe, a frustração continua. Foi mais uma oportunidade que o brasileiro deixou escapar. Os pilotos da RBR fizeram as manobras sem qualquer dificuldade, enquanto que Massa, novamente, não conquistou um resultado expressivo.

Apesar de estar com equipamento que permitiria um piloto mais talentoso a lutar pela vitória, um pódio seria muito bem-vindo.

Os torcedores mais ávidos se deram por satisfeitos diante da punição de Pérez e chegaram a comemorá-la. Mas, convenhamos, faltou muita habilidade ao brasileiro. Importante lembrar que, diferentemente do argumento utilizado por ele próprio, Massa ainda não estava ao lado do piloto mexicano.

Dar desculpa e nunca ser responsável pelos próprios resultados ruins virou rotina.

09/06/14.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s