Ricciardo sente que ganhou o respeito da equipe, mas apenas Vettel recebe o chassi novo.

Antes do início da temporada, o duelo interno que gerava mais expectativa era o da dupla da Ferrari (Alonso x Raikkonen). Entretanto, o que vem chamando mais atenção do público é a disputa entre os pilotos da equipe austríaca RBR.

O novo companheiro do tetracampeão Sebastian Vettel não lhe tem proporcionado uma vida das mais fáceis. Nas duas últimas corridas o alemão foi superado por Ricciardo, tendo, inclusive, recebido ordens de equipe para ceder a posição. No Bahrein, Vettel, nitidamente, tinha problemas em seu monoposto, entretanto, no GP da China, o australiano conseguiu extrair melhor desempenho do carro.

Questionado pela revista inglesa Autosport se a percepção da RBR em relação a ele havia mudado, Ricciardo respondeu positivamente e que a equipe agora o ouvia em relação ao ajuste e desenvolvimento do carro:

“Acho que sim. Não estou dizendo que eles não acreditavam em mim, mas agora eu obtive alguns bons resultados que me deram confiança, isso tornou meu feedback bem mais preciso e creio que eles têm mais razão para confiar. A equipe começou a girar em torno de nós dois.”

Apesar de, aparentemente, ter desbancado Vettel neste início, Ricciardo ainda se encontra atrás do companheiro de equipe no campeonato. O australiano soma 24 pontos, enquanto o tetracampeão, 33. Essa bem poderia ser a justificativa para que a RBR disponibilize um chassi novo apenas para o tetracampeão.

Ricciardo comemora o terceiro lugar no grid no GP da Espanha.

Ricciardo comemora o terceiro lugar no grid no GP da Espanha.

Ocorre que, no momento de informar ao público, houve certa divergência entre o discurso da equipe e o piloto escolhido para recebê-lo. O chefe de design, Rob Marshall, afirmou que a mudança já era algo previsto:

“Sebastian terá um novo chassi em Barcelona, o que estava programado desde o início da temporada e, então, o próximo será para Dan (Ricciardo), a qualquer momento, perto do GP de Silverstone.”

Quando perguntado se a mudança seria para beneficiar Vettel, Marshall disse que não deveria ser, já que todos são iguais.

Já a conversa do tetracampeão foi um tanto quanto diferente. Segundo ele, a decisão ocorreu após o fraquíssimo desempenho mostrado no GP da China, para que todos os problemas que o carro apresentou fossem investigados:

“Acho que decidimos que trocaríamos o chassi após o GP da China, onde estávamos muito atrás. Não é um novo. É um antigo que usamos nos testes de inverno e tivemos alguma experiência com ele. É apenas para tentar tudo o que for possível. Não é anormal trocar um chassi. Decidimos mudar para um antigo somente para ter certeza de que não há nada de errado”

“Todos nós temos um próprio estilo de como gostamos de pilotar e de ajustar o carro. No geral, eu não me importo com saídas de traseira, mas quando é demais, isso começa a incomodar e o carro escorrega muito. Você se vê mais corrigindo do que acelerando e tirando o máximo. Isso te deixa lento. É só uma parte dos problemas. Seria bom ter um problema e uma solução imediata, mas é mais complexo esse ano, há mais fatores do que o ajuste (set-up) do carro.”

E a vida não continua nada tranquila para o alemão. Além de ter dado apenas quatro voltas nos treinos livres de Barcelona, o tetracampeão apresentou problemas no câmbio, abandonou durante a disputa do Q3 e largará na décima posição. Teve que ver, ainda, Daniel Ricciardo conseguir um terceiro lugar, atrás apenas dos pilotos da Mercedes, mesmo sem ter recebido a atenção que lhe foi dedicada nesse fim de semana.

Conjunto campeão das quatro últimas temporadas.

Conjunto campeão das quatro últimas temporadas.

Sebastian ganhou as últimas quatro temporadas. Mas sempre havia certa dúvida acerca de até onde iria seu talento e a importância do carro, ou seja, da equipe comandada pelo projetista Adrian Newey,  mesmo porque há um consenso de que, com um carro vencedor, boa parte dos pilotos que estão na categoria teria condições de ser campeão.

Pela primeira vez estamos presenciando o alemão dirigindo um carro que não apresenta na pista o comportamento desejado. Ainda é cedo para julgar, mas já há na imprensa quem esteja questionando o talento de Vettel.

A parte europeia da temporada está apenas começando. Não podemos colocar em xeque, tão rapidamente, o trabalho vencedor demonstrado nas temporadas recentes.

Aguardemos o fim do campeonato para que não tomemos conclusões precipitadas.

Confira o grid de largada para o GP da Espanha:

Piloto Carro Equipe Q1 Q2 Q3
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes 1:27.238 1:26.210 1:25.232
2 Nico Rosberg 6 Mercedes 1:26.764 1:26.088 1:25.400
3 Daniel Ricciardo 3 Red Bull 1:28.053 1:26.613 1:26.285
4 Valtteri Bottas 77 Williams 1:28.198 1:27.563 1:26.632
5 Romain Grosjean 8 Lotus 1:28.472 1:27.258 1:26.960
6 Kimi Raikkonen 7 Ferrari 1:28.308 1:27.335 1:27.104
7 Fernando Alonso 14 Ferrari 1:28.329 1:27.602 1:27.140
8 Jenson Button 22 McLaren 1:28.279 1:27.570 1:27.335
9 Felipe Massa 19 Williams 1:28.061 1:27.016 1:27.402
10 Sebastian Vettel 1 Red Bull 1:27.958 1:27.052
11 Nico Hulkenberg 27 Force India 1:28.155 1:27.685
12 Sergio Perez 11 Force India 1:28.469 1:28.002
13 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso 1:28.074 1:28.039
14 Esteban Gutierrez 21 Sauber 1:28.374 1:28.280
15 Kevin Magnussen 20 McLaren 1:28.389
16 Jean-Eric Vergne 25 Toro Rosso 1:28.194
17 Adrian Sutil 99 Sauber 1:28.563
18 Max Chilton 4 Marussia 1:29.586
19 Jules Bianchi 17 Marussia 1:30.177
20 Marcus Ericsson 9 Caterham 1:30.312
21 Kamui Kobayashi 10 Caterham 1:30.375
22 Pastor Maldonado 13 Lotus
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s