Em entrevista exclusiva para a revista inglesa Autosport, Niki Lauda não viu com bons olhos as críticas feitas à Fórmula 1 por dois de seus importantes nomes: Bernie Ecclestone, chefe da categoria, e Luca di Montezemolo, Presidente da Ferrari. Para o austríaco, ao fazê-lo de forma aberta, estão correndo o risco de destruir a imagem do esporte.
As críticas foram realizadas com mais força antes da ótima corrida do GP do Bahrein. Como as duas primeiras etapas deixaram a desejar no quesito emoção, de fato, houve espaço para insatisfação geral, principalmente do público, pois as novas regras pareciam não ter feito bem ao esporte.
Atualmente ocupando um cargo de diretor não executivo, o tricampeão nas temporadas de 75, 77 e 84 – que teve sua rivalidade com James Hunt retratada no filme Rush, no limite da emoção – considerou estúpida a forma como personalidades de tão importância falavam mal da categoria abertamente e comparou o fato à hipótese em que o diretor critica seu próprio filme, antes mesmo de ser lançado:
” Se Ron Howard tivesse dito ‘eu estou fazendo o filme Rush e posso dizer, é o pior filme que eu já fiz’. É 0 que está acontecendo com a Fórmula 1. Se ele tivesse dito isso antes do filme sair, ninguém teria ido vê-lo. Portanto, o que estamos fazendo agora é destruir nosso próprio esporte.”
“Acredito que tudo começou na Austrália, porque os organizadores reclamaram do volume do barulho (do motor) e Bernie reclamou desde o primeiro dia do seu ruído. Então foi-se para a dinâmica da corrida e Montezemolo disse que não havia combustível suficiente.”
“Neste momento todos expuseram seu próprio problema e eu nunca vi uma abordagem tão estúpida. Como podem fazer isso? Eu estou falando como uma pessoa normal, não como alguém da Mercedes. É ridículo”
Niki Lauda, que se encontrou com Ecclestone e representantes das equipes no Bahrein para discutir sobre os problemas das novas regras, espera que as críticas diminuam, após o consenso de que tentarão aumentar o ruído do motor para reduzir a preocupação de quem promove o espetáculo, porém, na visão do austríaco, as reclamações não passam de uma tentativa de mudança de regras no meio da competição, por conta do domínio da Mercedes no início da temporada:
“Eu não me importo com quem ganha, mas é extremamente injusto que agora todos esperneiem, porque as primeiras corridas foram vencidas pela Mercedes. Red Bull e Sebastian Vettel entediaram a todos a partir da metade da última temporada ganhando nove corridas e ninguém disse nada. É injusto. Graças a Deus, eu só posso dizer, depois do domínio da Red Bull ano passado, que agora há alguém mais. É o melhor que se pode fazer pelo esporte, portanto esqueçam.”
Nessa discussão, cada um defende seus interesses. Bernie Ecclestone, que recentemente enfrentou as Justiças inglesa e alemã, a cada dia vê seu poder diminuir. A Ferrari desde 2008, quando ganhou o campeonato de construtores, não sabe o que é conquistar um título. E Niki Lauda, hoje diretor da Mercedes, teme que uma mudança no meio da competição custe o domínio imposto, até então, por sua equipe.
E o tricampeão tem razão. Na última temporada, até a sua primeira metade, a disputa estava acirrada entre Vettel e Alonso. Após uma alteração no composto dos pneus, o alemão conseguiu vencer nove corridas consecutivas. Adrian Newey e Christian Horner não escondem o fato de que sem a mudança no meio da temporada, provavelmente não teriam vencido.
Apesar de afirmar que só quer alterações para o ano que vem e mesmo com a corrida excepcional do GP do Bahrein, a Ferrari continua criticando as novas regras, publicando essa semana em seu site a opinião do presidente do comitê olímpico italiano acerca da nova fórmula 1, mas, finalmente, parece ter entendido que a mudança de que mais precisa é a interna.
(Acima Montezemolo e seu então piloto Niki Lauda. Na outra imagem, uma versão mais atual.)
Luca di Montezemolo não gostou nada do desempenho dos carros no deserto bareinita. A primeira modificação culminou na saída de Stefano Domenicali. Embora tenha noticiado que houve pedido demissão, a hipótese mais provável é que o presidente da Ferrari tenha lhe concedido uma saída honrosa. Seu substituto é Marco Mattiacci, responsável pelo sucesso da montadora Ferrari no mercado americano.
E quem sabe a Ferrari já não esteja acertando a mão também na evolução do carro. Fernando Alonso liderou o primeiro treino livre do GP da China e no segundo ficou apenas a pouco mais de um décimo de Hamilton, porém à frente de Nico Rosberg, resultado surpreendente se levarmos em conta que a maior dificuldade apresentada pelo F14T é o alcance de velocidade em reta, característica predominante dessa pista.
Embora a última corrida tenha sido espetacular, nada é tão bom que não possa melhorar. É o que acontecerá caso outras equipes consigam ameaçar o domínio mostrado pela Mercedes. A disputa pelos primeiros lugares é sempre muito mais emocionante. Os torcedores estavam sentindo falta de emoção, mas o tédio prevalecerá, se a disputa se resumir aos pilotos da equipe alemã.
Ainda resta um treino livre que acontecerá a partir da meia noite deste sábado, enquanto que o classificatório acontecerá às 03:00hs. Já a corrida tem horário marcado para as 04:00hs de domingo.
Resultados dos dois primeiros treinos livres – China:
1º Treino
Piloto | nº do carro | Equipe | ||
---|---|---|---|---|
1 | Fernando Alonso | 14 | Ferrari | 1:39.783 |
2 | Nico Rosberg | 6 | Mercedes | 1:40.181 |
3 | Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull | 1:40.772 |
4 | Jenson Button | 22 | McLaren | 1:40.970 |
5 | Nico Hulkenberg | 27 | Force India | 1:41.175 |
6 | Kevin Magnussen | 20 | McLaren | 1:41.366 |
7 | Jean-Eric Vergne | 25 | Toro Rosso | 1:41.505 |
8 | Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | 1:41.560 |
9 | Sebastian Vettel | 1 | Red Bull | 1:41.629 |
10 | Felipe Massa | 19 | Williams | 1:41.699 |
11 | Daniil Kvyat | 26 | Toro Rosso | 1:41.977 |
12 | Romain Grosjean | 8 | Lotus | 1:42.090 |
13 | Felipe Nasr | 77 | Williams | 1:42.265 |
14 | Giedo van der Garde | 99 | Sauber | 1:42.615 |
15 | Sergio Perez | 11 | Force India | 1:42.733 |
16 | Pastor Maldonado | 13 | Lotus | 1:43.731 |
17 | Kamui Kobayashi | 10 | Caterham | 1:44.038 |
18 | Esteban Gutierrez | 21 | Sauber | 1:44.162 |
19 | Jules Bianchi | 17 | Marussia | 1:44.270 |
20 | Max Chilton | 4 | Marussia | 1:44.782 |
21 | Marcus Ericsson | 9 | Caterham | 1:44.835 |
22 | Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | No time |
2º treino
Piloto | nº do carro | Equipe | ||
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | 1:38.315 |
2 | Fernando Alonso | 14 | Ferrari | 1:38.456 |
3 | Nico Rosberg | 6 | Mercedes | 1:38.726 |
4 | Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull | 1:38.811 |
5 | Sebastian Vettel | 1 | Red Bull | 1:39.015 |
6 | Felipe Massa | 19 | Williams | 1:39.118 |
7 | Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | 1:39.283 |
8 | Jenson Button | 22 | McLaren | 1:39.491 |
9 | Romain Grosjean | 8 | Lotus | 1:39.537 |
10 | Daniil Kvyat | 26 | Toro Rosso | 1:39.648 |
11 | Nico Hulkenberg | 27 | Force India | 1:39.736 |
12 | Kevin Magnussen | 20 | McLaren | 1:39.744 |
13 | Jean-Eric Vergne | 25 | Toro Rosso | 1:39.759 |
14 | Valtteri Bottas | 77 | Williams | 1:39.830 |
15 | Sergio Perez | 11 | Force India | 1:40.124 |
16 | Esteban Gutierrez | 21 | Sauber | 1:40.359 |
17 | Adrian Sutil | 99 | Sauber | 1:40.395 |
18 | Pastor Maldonado | 13 | Lotus | 1:40.455 |
19 | Jules Bianchi | 17 | Marussia | 1:42.327 |
20 | Max Chilton | 4 | Marussia | 1:43.473 |
21 | Kamui Kobayashi | 10 | Caterham | 1:43.530 |
22 | Marcus Ericsson | 9 | Caterham | 1:43.679 |