Jenson Button poderia se beneficiar das novas regras.

Se a maioria aponta Lewis Hamilton como o favorito deste ano, para o ex-piloto, atualmente comentarista da BBC Radio 5 Live F1, Allan Mcnish, outro inglês, Jenson Button, seria quem mais poderia se beneficiar das novas regras introduzidas para a atual temporada, as quais trouxeram os motores 1.6 V6 turbo, o ERS (sistema de recuperação de energia) e limite de combustível, assim como mudanças significantes na aerodinâmica dos carros.

Por conta disso, afirma que todos estão em uma curva de aprendizado, pois as equipes e pilotos terão de descobrir como extrair o máximo dos novos designs dos monopostos. O carros terão menos pressão aerodinâmica e aderência, em oposição ao maior torque dos motores. Junte-se isso à necessidade de terminar as corridas usando não mais do que 100 kg de combustível.

Toda essa mudança trará novas exigências aos pilotos. E esse cenário poderia se encaixar com o estilo do piloto da McLaren.

A economia de combustível já fazia parte da F1 do ano passado, porém pode se tornar mais importante, o que seria um aliado dos pilotos que melhor fazem uso do consumo de gasolina.

Button pilota naturalmente dessa forma. Com estilo suave e progressivo e quase sempre delicado no acelerador, ele já brilhou dirigindo no molhado ou condições difíceis. Por tais motivos, o comentarista escocês espera que ele possa extrair o máximo do carro, principalmente em corridas que exijam o alto consumo de combustível.

Em contraste, os pilotos com estilo agressivo estariam em desvantagem. Seria o caso de Pastor Maldonado, cita Allan, sem querer desejar má sorte ao venezuelano. Por ser a agressividade uma característica sua, embora seja bonito para os espectadores, não seria de grande ajuda neste novo cenário.

Pilotos assim terão de afinar seu estilo para um novo formato. Não que seja impossível, pelo contrário, mas será algo em que terão de trabalhar. E mesmo tratando-se de pilotagem em mais alto nível, haverá aquele que se adaptará melhor.

Favoritos?

Favoritos?

Segundo Mcnish, o espanhol Fernando Alonso é um nome a ser levado em consideração, por se adaptar facilmente em várias situações. Afirma também que Sebastian Vettel está seguindo nesta direção e que Kimi Raikkonen agora é um piloto diferente da época de McLaren. Apesar de não ser tão rápido quando o carro não se encaixa com seu estilo de pilotagem, espera que o finlandês dê a volta por cima, principalmente pelos resultados conquistados após o seu retorno.

Disse que tem muito interesse em saber como se comportará a dupla do time alemão. Ano passado, apesar de ainda estar aprendendo a trabalhar com a Mercedes, Lewis apresentou performances brilhantes, porém a maioria na qualificação, enquanto Rosberg andava muito bem no domingo. Finaliza comentando que a forma como Hamilton responderá aos novos desafios será fascinante.

Sinceramente só consigo vislumbrar Jenson Button campeão, por mais que seu estilo de pilotagem se encaixe melhor com as novas regras, caso ele tenha, a exemplo de 2009, um carro superior ao de seus adversários. Não se confirmando essa hipótese, apresentará algumas belas atuações e eventualmente vencerá corridas.

Notei uma certa torcida de Alan Mcnish para Lewis, pois se Maldonado é agressivo, Hamilton não fica muito atrás, até mesmo por ser um dos mais velozes do grid, sem falar que é famoso pelas “fritadas” de pneu.

Agora é esperar. Domingo teremos a primeira corrida e todos esses elementos poderão, enfim, ser vistos.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s